Nos vemos em
DICAS
Como armazenar o azeite corretamente
O azeite deve ser armazenado longe da presença de luz ou calor porque suas substâncias são fotossensíveis. Além disso, quanto mais jovem e mais fresco for o azeite, melhor ele será para o consumo.
​
Fique sempre atento à data de validade e não deixe o produto perto do fogão quando estiver cozinhando nem exposto ao sol.
Como já explicamos, as embalagens de vidro escuro são úteis para preservar os componentes do azeite e seus benefícios para a saúde.
Diferenças entre os tipos de azeite
-
Azeite extravirgem
Esse é o azeite mais benéfico para a saúde e considerado a melhor opção para o organismo humano. Com sabor e aroma mais marcante que os outros tipos de azeite, ele tem acidez, demonstrada em ácido oleico, de até 1% e é rico em propriedades antioxidantes. Sempre que possível, prefira este tipo de azeite na alimentação.
-
Azeite virgem
Também possui sabor e aroma marcantes. Sua acidez demonstrada em ácido oleico é não superior a 2%.
-
Azeite virgem corrente
Esse tipo de azeite tem sabor agradável e costuma ser mais ácido, geralmente não superior a 3,3%.
-
Azeite composto
O azeite composto é obtido a partir da mistura entre o azeite de oliva e outros tipos de óleo. Embora tenha o preço mais barato, ele não é tão benéfico para a saúde porque estes outros óleos podem ser ricos em gorduras trans e prejudiciais para a saúde.
Formas de consumir o azeite de oliva
A forma de ingestão mais indicada por médicos e nutricionistas é de até duas colheres de sopa de azeite por dia. Essa quantidade equivale a 30 gramas do produto.
​
Deve-se, no entanto, evitar o uso do azeite para frituras ou para refogar alimentos. Isso porque, ao aquecer o azeite, ele perde suas propriedades antioxidantes e seu efeito anti-inflamatório, podendo não ser tão eficaz para nossa saúde.
​
Uma dica válida de uso é consumir o azeite de forma natural em saladas, legumes, carnes, peixes ou aves. Outra recomendação é usar o azeite para substituir margarina no pão ou em torradas.
​
Sempre que for comprar o produto no supermercado, dê preferência às embalagens de vidro ou mais escuras. Elas são mais apropriadas porque impedem a entrada de luz, que pode comprometer as propriedades do azeite.
​
Lembre-se de escolher produtos puros e extravirgem, ou seja, que não foram misturados com outros tipos de óleos. Para saber mais, vale sempre ler o rótulo com atenção.